Thursday, May 07, 2009

Jornalismo em Portugal (iv)

Arranca hoje um novo jornal diário em Portugal: "i" de seu nome. Pode ser lido aqui. O seu slogan é "i num instante tudo muda". Será que sim? Esperemos que sim.

O jornal tem como objectivo ser diferente, novo e melhor em tudo. Ser moderno no sentido de levar em conta as grandes transformações na comunicação social: o nível de importância grande e já conquistado pelos jornais online e pelos portais da internet e ainda a crescente importância dos blogues e, mais recentemente, do Twitter.

Ou seja, o objectivo do jornal é dar informação tendo em conta que a informação já pode ser obtida de graça e de muitas outras forma para além do papel.

Hoje será dia não de ler "os jornais" mas de ler "o jornal": virá este jornal a ser tão interessante e tão estimulante como o Público ou o Independente foram? Falo de interesse e estímulo não meramente do ponto de vista formal mas mesmo do conteúdo: virá aí, por exemplo, um jornal que seja de não-esquerda (seja lá o que isso for)?



Há uns anos atrás tinha surgido um novo semanário, o Sol. Comprei os primeiros números. Foi uma desilusão: mais do mesmo, a começar pelo título (sempre esse horror de os jornais portugueses não terem nomes próprios mas nomes surripiados aos jornais estrangeiros). Passados alguns anos, dois no máximo, creio, esse jornal não é uma referência nem acrescenta nada (e a sua versão online é muito má).



Esperemos que este "i" mude de facto muita coisa e para melhor!

|

Links to this post:

Create a Link

<< Home