Sunday, December 02, 2007

As Mulheres Alemãs: Cinema, Música e Sexo (1/4)

Introdução

Esqueçam Petra von Kant, Maria (e Eva) Braun, Veronika Voss e Martha: este artigo é sobre mulheres reais, actuais e recentes. Vamos falar e generalizar sobre as mulheres alemãs e, através delas, de cinema e música alemães.

Aviso! Este artigo não é de maneira alguma científico. Este é um trabalho de opinião, com todas as fraquezas e todo o interesse próprio do género.

E ainda... este trabalho procede a muitas generalizações. O autor pretende aqui reabilitar a generalização dos ataques que tem sofrido de parte da mentalidade politicamente correcta. Fazer ciência é despojar os objectos das suas características particulares de forma a colocar em evidência aquilo que é comum, ou seja, geral. Fazer ciência é, muito simplesmente, analisar a realidade com vista a descrever generalizações.

A experiência de vida, que os mais velhos nos trasmitem e que toda as pessoas vão acumulando desde que nascem, mais não é do que reconhecer o que houve de comum em diferentes casos da vida, ou seja, reconhecer o que é generalizável.

Sem as generalizações não existe portanto nem ciência, uma forma de conhecimento porventura mais elevada, nem existe experiência de vida, uma forma de conhecimento que é, talvez, a mais útil em termos práticos. A importância e a inevitabilidade das generalizações fica assim demonstrada.

Este artigo faz pois uso de generalizações mas com o cuidado de não esquecer que generalizar é diferente de totalizar, i.e., o autor está consciente de que as excepções existem e que generalizar não pode nunca implicar que se pretende conhecer alguém antes sequer de se falar com esse alguém. A generalização faz-se a posteriori sob pena de se violar o respeito que todas as pessoas a priori (!) merecem. Generalização a priori não é generalização, é preconceito. Generalização a posteriori não é preconceito, é conhecimento.

O objectivo deste artigo é transmitir algum conhecimento e não fomentar preconceitos.

|

Links to this post:

Create a Link

<< Home