Saturday, October 06, 2007

And Now For Something Completely Different...

And now for something completely different, a post written in the language of Luís de Camões and Machado de Assis commenting on this post from our Santos Connection.

Moral Precisa-se

Quer se goste ou não, a principal fonte de moral são as religiões. Em países dominados pelo pensamento de esquerda, que odeia a religião, o corte com esta levou a um corte com a moral. Não digo que as pessoas tendem a ser mais imorais ou mais amorais em países de esquerda, não, não é nada disso. Digo sim que nesses países o discurso moral do bem e do mal é visto como uma coisa conservadora, reaccionária e antiquada.

Na minha opinião, o discurso moral, de que é exemplo este post do Renato, não é nada antiquado, nem jamais poderá sê-lo!, porque o bem e o mal são eternos. Mais, é um discurso necessário. Necessário para a felicidade individual (fim último para as ideologias de direita), necessário para a felicidade colectiva (fim último para as ideologias de esquerda).

Agora, que nos paises de esquerda há muito "moralismo", o desagradável, irritante, contraproducente, condescendente e racista-social pensamento politicamente correcto, bem, isso dá para muitos posts.

Para outros posts dá também a questão de saber em que medida e com que fundamento é possível construir ou descobrir uma moral não religiosa, de que forma é que essa hipotética moral poderá competir com a moral religiosa e, finalmente, em que medida é que essa moral é necessária e/ou útil em países que já dispõem de uma matriz moral de natureza religiosa.

|

Links to this post:

Create a Link

<< Home